
Quarentena: 4 Dicas para tirar o melhor proveito de ficar em casa
Todos vivemos tempos muito diferentes, que nos causam ansiedade. Se por um lado lá fora há muita incerteza no que vai acontecer nos próximos tempos, cá por casa os desafios são mais que muitos, com esta quarentena pela frente. Temos de ser “fortes” e passar essa mensagem à família, ainda que estejamos fisicamente sós.
As rotinas diárias mudaram repentinamente. Para além disso, as tarefas domésticas são mais que muitas, há mais refeições para fazer e, para os que têm filhos, há que tratar deles e gerir um ensino dito “à distância”. A isto, podemos juntar para alguns, o teletrabalho. Tudo isto pode tornar-se intenso… Especialmente num contexto de incerteza como este!
Mas mesmo que toda esta gestão seja desafiante, não podemos deixar de ter tempo para nós mesmos, para podermos continuar saudáveis, calmos e cheios de energia positiva.
Assim, partilho convosco algumas dicas de como viver esta quarentena para nos mantermos sãos no espírito e no corpo.
Lembre-se que devemos continuar a amar o Ambiente e todo o Mundo que nos rodeia.
1. Faça exercício físico durante a quarentena
Já todos sabemos as inúmeras vantagens do exercício físico: controlo do peso, combate de algumas doenças e condições de saúde, aumento dos níveis de energia ou melhoria do sono, libertação das endorfinas, aquelas moléculas libertadas pelo cérebro que nos proporcionam aquela verdadeira sensação de bem-estar!
Portanto, faça exercício físico online durante a quarentena, há imensas ofertas no mercado:
– a Zaask apresenta a oferta de profissionais de yoga e personal trainers de forma online
– o CDUP, Centro de Desporto Universitário do Porto, também proporciona Atividade Física para Todos e em Casa, com vídeos gratuitos online de Pilates, Musculação, Yoga e sessões especiais para crianças. É só consultar o horário no site deles e os vídeos estão no Facebook, Instagram e Youtube.
Eu continuo a praticar Pilates com a minha muito querida Professora Mariana Almeida, do @estudio.marianaalmeida !
E para terminar, não se esqueça de, após o exercício, tomar um bom banho para relaxar!! Se quiser ficar com o seu corpo hidratado e com cheirinho a laranjas use o hidratante corporal de aloe vera da Urtekram. Será um poderoso aliado na hidratação da sua pele.
2. Pratique meditação ou mindfulness
Esta prática dotá-lo-á das capacidades necessárias para sentir felicidade e se aperceber dos aspetos positivos que a vida tem.
Também há imensa oferta no mercado a nível de aplicações, mas confesso que a única que experimentei foi a Headspace. O primeiro nível do programa consiste de sessões de 10 minutos. Assim que este nível estiver terminado poderá subscrever para ter acesso a horas e horas de meditação.
Antes da prática passe umas gotas de óleo essencial de alfazema nas têmporas ou nas palmas dos pés. A alfazema é anti-depressiva e extremamente relaxante. Se não se consegue concentrar profundamente este óleo essencial ajudá-lo-á a encontrar o quadro certo para se equilibrar e concentrar.
3. Aprenda algo que sempre quis e nunca conseguiu
Pois esta é a altura perfeita para aprender algo que sempre quis e nunca teve tempo ou não criou a disposição certa para tal! Mais uma vez a oferta é exaustiva. Deixo aqui dois exemplos meus favoritos:
Coursera – Plataforma online de cursos das melhores universidades. Nunca procurei nada que não conseguisse encontrar aqui. Há alguns cursos, por norma os mais populares, que são gratuitos.
Yousician – Quem é que quer aprender a tocar guitarra, ukelele ou piano? Pode experimentar esta aplicação por 7 dias antes de fazer a subscrição. As aulas são interativas e estão faseadas por vários níveis que vão sendo ultrapassados à medida que se passam por vários testes.
4. Entretenha as crianças na quarentena
Se houver crianças aí em casa durante este período, arranje forma de as ocupar e de as divertir.
Jogue jogos de tabuleiro, aposto que tem aí alguns em casa!
Ou então, faça sessões de filmes acompanhadas de umas pipocas caramelizadas com açucar de coco.
Se tem meninas, brinque às princesas e pinte as suas unhas com os vernizes da Suncoat Girl. Saem muito bem com água morna e são totalmente livres de ingredientes nocivos.
Vá buscar aquele livro de piadas (secas) que tem aí em casa e leia-as às crianças. Elas costumam achar muita graça!
E para quem gosta de desenhar é sempre uma ação carinhosa deixar um desenho pendurado na janela ou na varanda para fazer companhia ao vizinho da frente durante a quarentena!
Também vos pode interessar:
- 7 aplicações do óleo de coco na sua rotina de beleza
- visita online à National Gallery of Art em Washington
- Teletrabalho: como sobreviver em casa com crianças pequenas?
Espero tê-lo ajudado! E se tiver dúvidas ou questões envie um email para info@omassi.pt. Serei breve a responder-lhe! Obrigada!!
26 de março de 2020