10 dicas para um estilo de vida sustentável e consciente
De certeza que já se colocou estas questões vezes sem conta: “Estarei a ser sustentável e consciente? Será que posso fazer mais pelo Ambiente? Que alternativas estão ao meu alcance?” E a verdade é que há um conjunto de medidas que podemos adotar no nosso estilo de vida para sermos um pouco mais amigos do Planeta! Partilho neste artigo apenas 10 dicas para se iniciar num estilo de vida sustentável e consciente!
Lembre-se que, quando achar que o caminho que tem a percorrer é muito longo e desanimar… É melhor iniciar do que desistir sem sequer começar!
1. Saiba dizer “não”
Quando comecei esta viagem pelo mundo da sustentabilidade li o livro “Desperdício Zero” da Bea Johnson, que estabelecia 5 regras para a diminuição de desperdício em casa: recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e compostar.
Saber recusar algo que nos oferecem pode ser complicado, mas com alguma sensibilização consegui que as minhas filhas fossem as minhas maiores aliadas. Tudo aquilo de que não precisamos, e que mais cedo ou mais tarde vai parar ao lixo, deve e tem de ser recusado! Aqueles panfletos distribuídos na rua ou deixados na caixa do correio, os ovinhos com brindes plásticos que alguém quer oferecer ou a palhinha de plástico colocada no sumo que pedimos no restaurante… Não, obrigada! Como diz a minha filha: “Desculpe, mas temos uma casa muito pequenina!”
2. Use sacos de pano em vez de plástico
Uma das primeiras medidas que adotei na minha viagem em direção ao desperdício zero foi prescindir dos sacos de plástico. Não é difícil. Estes podem ser feitos a partir de lençóis velhos, camisas ou cortinados e levados na nossa carteira para qualquer eventualidade. Desta forma temos um consumo mais consciente, diminuindo assim o desperdício.
3. Volte às origens e utilize guardanapos de pano
Os guardanapos de pano são uma ótima alternativa aos de papel. Não é difícil, até porque eles já devem existir aí em casa e facilmente pode lavá-los com as toalhas de banho. Já pensou quantos guardanapos de papel é que não vai deitar para o lixo?
4. Faça troca de roupas
Aposto que as roupas aí de casa ainda estão em muito bom estado quando se quer ver livre delas. Faça uma sessão de troca de roupas com as amigas. Ou deixe ficar num contentor próprio de recolha de roupas. E para a próxima compre de forma mais sustentável e consciente! Temos sempre muito mais do que aquilo que verdadeiramente neccessitamos!
5. Substitua os discos de algodão descartáveis pelas toalhitas reutilizáveis
Pois estas que veem aqui acima são da mind the trash, em algodão orgânico GOTS e apresentam dois lados: um para a limpeza dos olhos e outro para a limpeza do rosto. Para além disso, vêm numa embalagem (compostável) de 5 unidades.
Mas também pode aproveitar aquelas camisolas interiores que já não servem ou estão demasiado velhas para fazer umas toalhitas. Eu, por exemplo, ainda uso os toalhetes reutilizáveis de bebé da Itti Bitti que eram das minhas filhas.
6. Acabe com os pensos menstruais e tampões descartáveis!
Uma das alternativas é o penso reutilizável em algodão orgânico certificado GOTS, uma versão melhorada de uma técnica antiga que remonta ao tempo das nossas Avós. Pode adquiri-los na nossa loja online. Temos para todo o tipo de fluxo: ligeiro, moderado e abundante. Mas há também quem adote o copo menstrual ou coletor menstrual.
7. Reduza o consumo de energia em casa
Troque as lâmpadas lá de casa pelas LED de baixo consumo pois estas gastam até 80% menos de energia. Não deixe o telemóvel a carregar durante toda a noite ou o carregador ligado à tomada depois de o carregar. Dê prioridade a eletrodomésticos de baixo consumo. Otimize bem a utilização da máquina de lavar a roupa e loiça. Simples, não é?
8. Reutilize os caixotes onde recebe as encomendas
Pode dá-los a quem precise antes de os enviar para a reciclagem. A OMASSI, por exemplo, reutiliza todas as caixas e caixotes que recebe para enviar as suas encomendas.
9. Leve a sua embalagem de casa
Já pensou que pode levar a sua embalagem de casa para ir ao talho ou à pastelaria? E na quantidade de embalagens de papel e plástico que vai conseguir poupar e que, de outra forma, iriam parar ao aterro?…
10. Opte por produtos de higiene conscientes
Evite as pastas de dentes convencionais
Estas são de embalagem plástica, com químicos nocivos. Substitua-a por uma pasta de dentes orgânica, de base alimentar. A minha preferida é a da Georganics de menta inglesa. A embalagem é de vidro e a tampa de metal, numa embalagem totalmente compostável. No início vai notar que o sabor é muito diferente mas a pouco e pouco vai-se adaptar a uma frescura diferente!
Dê preferência aos champôs sólidos
Use-os em vez dos champôs convencionais em embalagem de plástico. Vai ver que vai gostar e não querer outro. Tenha o cuidado de o conservar sempre numa base ou saboneteira onde esteja seco para não se gastar ou empapar rapidamente.
Use cotonetes de bambu
Há já várias marcas no mercado que adotaram estes materiais, embora algumas permaneçam em caixa de plástico… Cá em casa usamos os da Hydrophil por ter a embalagem em cartão reciclado, prescindindo assim da embalagem em plástico, e por ser uma marca de comércio justo. Mas há mais marcas no mercado!
Substitua as escovas de dentes de plástico pelas escovas de bambu ou de madeira
Mais uma vez a oferta é muita e variada. A nossa escova recai para as da Hydrophil, não só pelo design atrativo mas porque 10% dos seus lucros são doados à Associação Viva con Aqua que tem como objetivo disponibilizar e manter o acesso à água potável a povoações do hemisfério sul.
Use desodorizantes amigos do ambiente
Nós por cá somos fãs da Kutis mas claro que há mais opções! Não só porque são compostáveis como também são 100% naturais e feitos à base de bicarbonato de sódio, óleo de coco e pó de araruta. E também com opções de escolha vegana com aromas incríveis! Já viu como é tão bom ser sustentável e consciente. Um simples produto de higiene dar-nos-á um prazer imenso na sua utilização. Ainda mais quando sabemos que o podemos colocar no compostor após o seu final de vida!
Adote uma lâmina com cabo de bambu
Sabia que pode substituir a lâmina de plástico por uma lâmina com cabo de bambu? Tenha cuidado quando o tempo de vida desta lâmina ou as suas recargas se esgotarem. Deve descartá-las num contentor de agulhas que se costuma encontrar nas farmácias ou centros de saúde!
E lembre-se… Isto é uma longa viagem. Não se angustie por ainda não ter ainda adquirido todas estas práticas no seu estilo de vida. Comece por adotar aquelas que pensa serem as mais simples. E vai tomar-lhe o gosto! O importante é começar por se preocupar em ser sustentável e consciente, e depois ir progredindo! Vai ver que é muito gratificante!
Outras leituras que também o podem interessar:
- Copos menstruais: todas as perguntas que sempre quis fazer
- 18 dicas para tornar a sua casa mais sustentável e ainda conseguir economizar
- 100+ simple tips to live a more sustainable lifestyle
Espero tê-lo ajudado! E se tiver dúvidas ou questões envie um email para info@omassi.pt. Serei breve a responder-lhe! Obrigada!!
20 de Abril de 2020