
6 conselhos a seguir durante a gravidez
A gravidez é, de facto, uma fase muito importante na vida da mulher, em que esta não pode descurar os cuidados a ter com o seu corpo, nomeadamente a sua pele, e com o bem-estar do seu bebé. Partilho aqui alguns conselhos a seguir durante a gravidez.
1. Hidrate
Durante o período de gestação, o corpo vai aumentar, a pele em determinadas zonas do corpo estica e poderão surgir estrias no seu corpo. Por isso é tão importante beber, no mínimo, um litro e meio de água por dia. Para além disso, é de evitar bebidas com açucar e/ou cafeína.
Adicionalmente, use cremes ou óleos para hidratar a sua pele, entre 2 a 3 vezes por dia. O óleo de amêndoas doces ou o óleo de rosa mosqueta são os melhores aliados no combate às estrias. As zonas a privilegiar na hidratação: seios e coxas.
2. Evite ficar parada ou de pé
por longos períodos de tempo, de modo a evitar varizes e pernas inchadas. Descanse as pernas em elevação e, se necessário, use meias elásticas.
3. Proteja a zona lombar
Para isso, há cintas próprias para grávidas, muito confortáveis, que ajudam a suster o peso da barriga, sem incorrer em más posturas.
4. Use sempre protetor solar
para evitar as manchas na pele, cuja tendência a aparecer é maior, sobretudo quando a mulher está grávida.
5. Mantenha a sua pele sempre limpa
Uma pele limpa é uma pele bonita. E, durante a gravidez é provável que o aumento de secreções sebáceas aumente, por isso a limpeza regular da pele é tão importante.
6. Evite certas substâncias ativas
na gravidez. Em muitos casos podem ser prejudiciais para si e para o desenvolvimento do bebé ou, simplesmente porque a sua segurança ainda não foi comprovada. Veja aqui:
- retinol, presente em grande parte dos cremes anti-rugas
- produtos para acne que contêm, para além dos retinóides mencionados, antibióticos, como por exemplo a tetraciclina.
- oxibenzona, presente em grande parte dos protetores solares químicos e que tem sido associada a distúrbios hormonais
- hidroquinona, que serve para aclarear a pele. Se está a pensar engravidar evite produtos que contenham esta substância, pois os seus efeitos são ainda desconhecidos.
- alumínio, presente em desodorizantes e anti-transpirantes, que penetra na pele e é um metal pesado retido no corpo.
- ftalatos, substâncias que podem ser responsáveis por perturbações no sistema endócrino.
Por outro lado, o ácido hialurónico, a vitamina C, bem como a vitamina E e o ácido ferúlico são princípios ativos benéficos para a mulher gestante.
Acima de tudo, aconselhe-se sempre com o seu médico de família ou dermatologista antes de utilizar qualquer produto cosmético durante a gravidez.
Fontes:
9 de Setembro de 2022