
8 boas práticas da proteção solar
Este ano estamos a atingir temperaturas recordes em todo o país nas últimas décadas! Felizmente, os efeitos nocivos dos raios UV são agora bem conhecidos, quer se trate de efeitos agudos na pele (queimaduras solares, fototoxicidade, fotoalergia) ou efeitos crónicos na saúde (imunodepressão, cancros, envelhecimento prematuro). Portanto, seja a exposição ao sol intencional, inocente ou passiva, não negligencie a sua proteção ou a dos que estão ao seu redor. Aqui estão 8 boas práticas da proteção solar a serem adotadas antes de sair de férias…
4. Reaplique com frequência
o seu protetor solar, especialmente se tomar banho ou suar mais que o habitual. Apesar de muitos protetores solares serem resistentes à água, estes também devem ser reaplicados. Note que, se usar um protetor solar químico deve aplicá-lo 20 a 30 minutos antes de se expôr ao sol, enquanto que, se usar um protetor mineral, a barreira física entre a sua pele e o sol será imediata. Leia sobre as diferenças entre protetores solares minerais e químicos aqui.
5. Previna-se da pele envelhecida
tomando banho de água fria ou morna para evitar ressecamento e inclua bons hidratantes corporais para manter a água na sua pele.
6. Evite expor bebés diretamente ao sol
especialmente com idades inferiores a 3 anos. Utilize protetores solares, preferencialmente minerais, com SPF50.
7. Não esqueça as zonas sensíveis
como as orelhas, peito dos pés, zonas com ciatrizes ou tatuagens, lábios e contorno dos olhos.
8. Ingira líquidos
com frequência para prevenir a desidratação.
Agora já tem as principais 8 boas práticas da proteção solar para se expor com segurança, e se bronzear, sem se queimar! E aí, todos prontos para o verão?