
Proteção solar no inverno: sim ou não?
Durante a época do verão já estamos habituados a proteger a nossa pele dos raios solares. Mas depois chega o inverno e entramos num certo laxismo, convencidos que as radiações ultravioleta são menores, pondo o protetor solar de lado. Leia este artigo para compreender por que é essencial proteger a sua pele durante os dias mais chuvosos de inverno.
Proteger a pele dos raios ultravioleta
Durante os meses de mais frio os raios UVB diminuem. São estes os que penetram de forma mais superficial na pele, e são responsáveis pelos ditos escaldões. Os raios UVB representam cerca de 5% da radiação solar.
Mas os raios UVA – principais responsáveis pelo envelhecimento da pele e aparecimento de cancro – são tão fortes como no verão. Estão sempre presentes, desde o nascer até ao pôr do sol. São efetivamente aqueles mais prejudiciais à saúde da nossa pele. O protetor solar é o maior aliado ao combate no envelhecimento da pele.
Proteger a pele das luzes artificiais
As luzes dos telemóveis, computadores e tablets também é prejudicial à pele, provocando manchas e perda de elasticidade. Para evitar estes estragos o ideal é usar sempre protetor solar. Pode, adicionalmente, optar por um filtro de luz azul no tablet ou telemóvel de modo a diminuir a incidência de luz solar no rosto.
Não esqueça as mãos, o pescoço e os lábios
Ao aplicarmos protetor solar temos tendência a negligenciar o pescoço, as mãos e os lábios. Com o passar dos anos, essa diferença de tratamento vai-se notar. Como lavamos as mãos com alguma frequência é aconselhável reaplicar o protetor solar algumas vezes ao dia.
O protetor solar será o seu maior aliado no combate ao envelhecimento e pigmentação da pele.
e para que não se esqueça deixamos aqui algumas sugestões.
Utilize o protetor solar, mesmo em dias de chuva!
28 de Outubro de 2022