
6 benefícios que as árvores nos dão
Porque devemos cuidar e plantar cada vez mais árvores? Porque são tão vitais para nós, espécie humana, e para o equilíbrio do Planeta? Leia neste artigo sobre 6 benefícios que as árvores nos proporcionam.
1. combatem as alterações climáticas
À medida que as árvores crescem tornam-se verdadeiros armazenadores de dióxido de carbono (um dos principais causadores do aquecimento global) e dão-nos o oxigénio.
2. fornecem “alimento” e matérias-primas
As árvores fornecem alimento para vários organismos vivos no solo, animais e aves, contribuindo para a estabilização de diversos ecossistemas.
Também fornecem a madeira ou a celulose, imprescindível à produção de papel. Algumas possuem componentes muito importantes que podem ser utilizados na produção de cosméticos e até mesmo de medicamentos.
3. proporcionam sombra
As árvores fornecem uma preciosa sombra às nossas casas e estradas, libertando vapor de água através das suas folhas, ajudando portanto a reduzir a temperatura do ambiente.
4. poupam água
A sombra das árvores retarda a evaporação da água dos relvados sedentos. À medida que as árvores transpiram, elas aumentam a humidade atmosférica.
5. previnem a erosão dos solos
As árvores evitam deslizamentos de terra. As raízes das árvores são ferramentas poderosas quando o solo estiver muito erodido ou íngreme. A plantação de árvores nativas em declives e margens de rios irá diminuir a perda de solo.
6. previnem a poluição das águas
As árvores reduzem o escoamento ao quebrar a chuva, permitindo que a água flua pelo tronco abaixo e para a terra debaixo da árvore. Isto vai evitar que as águas pluviais transportem poluentes para o oceano. Quando cobertas, as árvores agem como uma esponja que filtra essa água naturalmente e a usa para recarregar os suprimentos de água subterrânea.
Plantar uma Árvore é um programa de voluntariado dedicado à promoção e conservação da floresta nativa portuguesa e das espécies autóctones. Portanto, não se trata apenas de plantar árvores. O seu objectivo é a biodiversidade, conservação e adaptação às alterações climáticas.
21 de Março de 2022