
Probióticos na pele
Os probióticos são microrganismos como os lactobacilos ou as bifidobactérias que estimulam os sistemas imunitário, digestivo e urinário e que têm efeitos visíveis na pele.
Estas bactérias benéficas, trazem inúmeros benefícios para o corpo, melhorando o funcionamento e bem-estar do seu intestino, facilitando a absorção de nutrientes. Para além disso têm propriedades anti-inflamatórias, ajudando na eliminação de bactérias causadoras de psoríase, acne, dermatite e rosácea.
1. Diferença entre prebióticos e probióticos
Antes de mais vamos esclarecer a diferença entre uns e outros.
Prebióticos são hidratos de carbono, como a fibra, que não são digeríveis, e estão naturalmente presentes em alimentos como por exemplo a aveia, o trigo, cebolas, alhos, mel. Também podem ser adicionados em bolachas ou cereais.
Já os probióticos são microrganismos como já falámos, que podem já existir no intestino, por exemplo, ou serem adicionados em alimentos como os iogurtes, sumos ou leite. Os probióticos mais comuns são os Lactobacillus e Bifidobacterium.
2. Uso dos probióticos em problemas de pele
2.1 Acne
Vários estudos defendem que os probióticos combatem a inflamação, diminuem o sebo e reduzem a quantidade de toxinas na pele. Também já há alguns cremes que reunem probióticos na sua composição. Mas não devem ser encarados como a única solução. Os alimentos com probióticos também podem desempenhar a sua função. A flora intestinal encontra-se em bom estado e isso reflete-se na pele.
2.2 Dermatite atópica
Este é um dos mais graves casos de eczema e está intimamente relacionado com danos na mucosa intestinal. O Lactobacillus rhamnosus GG é um probiótico capaz de restaurar e estimular a função da barreira. Este está presente em alimentos como o leite e iogurtes e também atua contra alergias, cáries e doenças respiratórias.
2.3 Psoríase
Estima-se que haja entre 150000 a 200000 pessoas com esta doença, que se manifesta através de lesões na pele, sobretudo nos joelhos, cotovelos, palmas das mãos e no couro cabeludo. Os probióticos para a pele também combatem a psoríase ao modular a imunidade.
Para além de combater estas doenças, os probióticos também ajudam a reduzir os danos e a atrasar o envelhecimento da pele. Ademais, o efeito antioxidante dos probióticos ajuda a eliminar os radicais livres do organismo e beneficia a atividade de enzimas também antioxidantes nas próprias células.
Não se esqueça de consultar um profissional de saúde para obter o melhor aconselhamento.
Referências:
- https://psoportugal.pt/wp-content/uploads/2020/04/Estudo-PeSsOa_suma%CC%81rio-executivo_resultados_v1.2.pdf
- https://www.vogue.com/article/probiotic-prebiotic-skin-care-guide-dermatologist-expert-tips
25 de Março de 2022