
7 dicas na utilização do champô sólido
Se para uns a utilização de um champô sólido já faz parte da rotina diária, para outros pode ainda ser um fator de inibição na utilização. Por isso, deixo aqui alguns conselhos e dicas sobre a utilização do champô sólido.
1. Escolher o tipo de champô pelo comportamento da raiz
Quando escolhemos um champô sólido, muitas vezes pensamos no nosso cabelo como um todo. Mas neste caso não é bem assim. Antes de comprar um champô sólido, devemos pensar em como é o comportamento do nosso cabelo na raiz. A frequência com que lavamos o cabelo é um bom indicador para perceber se o nosso cabelo é seco, normal ou oleoso.
2. Não abrir um novo sem antes gastar os outros
Se estamos a utilizar champôs sólidos e, como temos muita tendência a experimentar várias marcas, esta deve ser uma regra que devemos adotar. Principalmente se a razão for diminuir a nossa pegada ambiental. Portanto, não vamos desperdiçar mais champô só para testar um novo que acabámos de comprar. Podem existir exceções, por exemplo, aquele champô não estar a resultar assim tão bem ou estar a fazer alguma reação adversa.
3. Aplicar e massajar a raiz do cabelo
O uso do champô sólido deve ser feito junto à raiz do cabelo e devemos aplicar o champô da raiz para o meio do cabelo. O comprimento e as pontas do cabelo já são matéria para outros produtos como condicionadores.
4. Guardar sempre o champô sólido num local seco
Este é um fator importante e determinante na duração de um champô sólido. O produto deve estar pousado onde não caia a água do chuveiro. Caso contrário, a água estará sempre a desgastar o produto e a duração do mesmo vai ser afetada. Aqui temos várias soluções de acessórios que podem dar uma ajuda. Podemos utilizar um suporte suspenso e assim o Champô está sempre seco em todas as suas superfícies. Ou, podemos arranjar uma saboneteira para o pousar e neste caso é importante que a mesma tenha escoamento de água.
5. Fechar a torneira enquanto aplica o champô
Esta deve ser regra na vossa casa e devem segui-la à risca. Enquanto aplicamos o champô não temos necessidade de estar a gastar água. O Planeta agradece e a vossa conta da água também 🙂
6. Deixar secar o champô sólido entre lavagens
É importante que este tenha secagens entre lavagens de cabelo. Se o champô estiver sempre húmido e molhado, vai libertar mais produto do que aquele que é suposto. Não queremos isso. Também fica mais apto à proliferação de bactérias. Também não é positivo. Assim, devemos sempre guardar longe da água e em superfícies com escoamento para que este factor seja evitado. Tudo isto, vai afectar também a durabilidade do vosso champô.
7. Usar entre as mãos quando está fininho
No fim de vida de um champô sólido, devemos tentar que exista o menos desperdício possível. Assim, vamos tentar usá-lo ao máximo possível. Para usar o champô quando ele já está fininho, podes passá-lo entre as mãos em vez de directamente no cabelo. De seguida, aplicas as mãos com a espuma junto da raiz do mesmo. Vamos reduzir o desperdício e tomar melhores decisões para o nosso Planeta?
Segue estas 7 dicas sobre a utilização do champô sólido !
Catarina Louro Nobre (Musa Natural Cosmetics)
18 de Abril de 2022