
Ordem Correta de Aplicação de Produtos no Rosto
A ordem correta de aplicação de produtos de beleza no ritual de skincare influencia muito o seu resultado final. Alguns produtos destinam-se a limpar a pele, enquanto outros têm como missão hidratá-la, e outros protegê-la das agressões diárias.
Ao colocar um produto que vai impedir a absorção de outro, não só vai prejudicar o estado da sua pele (pele mais oleosa, por exemplo), como vai deixar de tirar partido dos benefícios dos cosméticos aplicados.
Para além da ordem pela qual se aplica cada produto, é também necessário dar tempo a cada produto para desempenhar a sua função e ter tempo de ser absorvido, antes de passar para a etapa seguinte do ritual.
Saiba mais sobre a ordem correta de aplicação de produtos no rosto aqui em baixo.
1. Limpeza
Este é, sem dúvida, o primeiro passo na rotina diária de cuidados com a sua pele, tanto ao início como no final do dia. Nesta etapa pode usar em gel, leite, espuma ou óleo de limpeza, bem como um sabonete. Esteja atenta à forma como a sua pele reage após aplicação do produto e saberá se está a usar o adequado. De seguida deverá enxaguar com água abundante morna ou fria.
Depois deste passo de limpeza diária, poderá esfoliar a sua pele com um esfoliante ou máscara. O objetivo é remover células mortas da sua pele, promovendo a renovação celular. Resultados à vista: pele mais macia, uniforme e pronta para a hidratação. Realize este passo apenas uma vez por semana para também prevenir o aparecimento de borbulhas e pontos negros.
Após esta etapa deverá aplicar um tónico adequado, mais uma vez, ao seu tipo de pele: oleosa, mista, normal, seca, acneica ou sensível. consulte sempre a lista de ingredientes e nunca escolha um tónico que contenha alcóol na sua composição. Em alternativa ao tónico poderá usar uma água micelar. Há até mesmo quem defenda que esta substitui o produto de limpeza e o tónico conjuntamente. Mas como não há receitas únicas teste se é suficiente usar uma água micelar na sua pele. Na rotina da noite a limpeza deve ser sempre dupla: agente de limpeza + tónico ou água micelar.
2. Pré-hidratação e Hidratação
Antes de hidratar o rosto comece pelo creme de olhos. Não o deixe para depois do creme hidratante de rosto porque irá sempre ficar com algum na área dos olhos e o seu creme de olhos não será absorvido.
Neste momento pode seguir para a ampola ou sérum ou elixir. Se estiver na rotina matutina recomendo um sérum hidratante ou antioxidante para combater os agentes poluentes ambientais e os raios UV. À noite devemos reservar um sérum com tratamento super-concentrado e rico em nutrientes para que a sua pele disfrute do tempo disponível que tem para se restaurar e regenerar enquanto dorme. Se faz tratamento ao acne este é o momento ideal na maioria destes produtos. No entanto, é sempre conveniente consultar o seu dermatologista ou farmacêutico.
O próximo passo: gel ou creme hidratante consoante o tipo de pele. Há quem use o mesmo produto, quer de dia, quer de noite. No entanto, o creme de dia deve ser menos espesso, até porque vai “receber” de seguida a proteção solar e/ou a maquilhagem, enquanto que o hidratante de noite é mais espesso pois foi concebido para ser absorvido por um período alargado de horas.
Na aplicação do sérum ou hidratante poderá usar um rolo de massagem facial ou gua sha para impulsionar a hidratação e a estimulação de colagénio. Se quiser saber mais sobre como aplicar estes produtos consulte aqui no blog algumas dicas sobre o rolo ou como utilizar o gua sha.
3. Proteção Solar
O último passo na sua rotina diária matinal, mas não menos importante, é a proteção solar. Aplique o protetor solar todos os dias, mesmo em dias de chuva ou dentro de casa, pois os raios UV chegam à sua pele inevitavelmente. Se o seu hidratante já tiver proteção solar incluída pode saltar este passo.
Neste momento a sua pele encontra-se pronta e cuidada!
15 de Novembro de 2021